Hipnoterapia à Distância

Ainda é possível fazer hipnoterapia neste período tão particular onde todos temos de manter a distância física?

Uma grande parte dos hipnoterapeutas da AHCP ainda dá consultas presencialmente e recebem os clientes no seu espaço de atendimento, garantindo a distância de 1,5 metros e o cumprimento de todos os requisitos higiênicos e sanitários. Informe-se junto do hipnoterapeuta com o qual pretende trabalhar acerca do seu modo e como realizam sessões de hipnoterapia durante este período.

 

A hipnoterapia online é possível em casos de doença, quarentena, pertença a um grupo de risco ou outros?

Absolutamente. Muitos hipnoterapeutas da AHCP oferecem ao cliente a opção de realizar hipnoterapia em formato online.

 

Como funciona uma sessão online?

Depende da forma como o hipnoterapeuta trabalha e do software utilizado para as sessões. Normalmente, Skype ou Zoom são as plataformas utilizadas para a realização das sessões. Ambas funcionam de forma similar, e o cliente pode obter junto do hipnoterapeuta toda a informação necessária para a realização da sessão através de uma destas plataformas. Tal como nas sessões presenciais, numa sessão online cliente e hipnoterapeuta encontram-se à hora previamente combinada. É muito importante que o cliente disponha de uma câmara no equipamento que vai utilizar para a sessão – computadores ou tablets são os dispositivos preferidos para a realização das sessões, embora o uso de smartphone também possa ser possível – e uma ligação à internet estável e sem quebras. Adicionalmente, o cliente necessita de acesso a um espaço onde possa realizar a sessão em privado e sem interrupções (os espaços públicos não são aconselháveis para uma sessão de hipnoterapia). O uso de auscultadores é igualmente recomendado. É ainda importante que o cliente esteja já online breves momentos antes do início da sessão, de modo a garantir que o equipamento está totalmente funcional e a plataforma utilizada pronta a receber a chamada do hipnoterapeuta.

 

Como se processa uma sessão online?

Na maioria dos casos, o hipnoterapeuta informará o cliente no início da sessão de como proceder em casos de perda de ligação à internet. Deste modo, o cliente saberá como lidar com qualquer estado mental ou emocional que possa estar a experienciar nesse preciso momento. O cliente participa na sessão adoptando uma posição segura e confortável, o que contribui para uma sensação de relaxamento e para que o paciente apenas tenha de se focar em seguir a voz do hipnoterapeuta. Assegure-se que se encontra sempre visível através da câmara, e que consegue escutar claramente a voz do hipnoterapeuta. Durante uma sessão online, para benefício do cliente, o hipnoterapeuta pode escolher trabalhar de forma algo diferente do que faria numa sessão presencial. Em alguns casos, as sessões podem ser mais curtas, e o hipnoterapeuta pode enviar para o cliente um ficheiro áudio para escutar após o término da sessão. O hipnoterapeuta adaptar-se-á às necessidades específicas do cliente. O objectivo da sessão é o mesmo: facilitar a interação entre os processos conscientes e inconscientes de modo a trabalhar e contribuir para a superação dos desafios do cliente.

 

Quais as vantagens e desvantagens da hipnoterapia online?

As sessões online proporcionam ao cliente a possibilidade de trabalhar num ambiente familiar no qual se sente confortável, e eliminam o tempo e recursos gastos em deslocações e transportes. Adicionalmente, o acompanhamento online pode permitir uma flexibilidade mais adequada ao horário do cliente. Por outro lado, o cliente pode preferir realizar as sessões no espaço do hipnoterapeuta, fora do seu ambiente habitual, e pode dar preferência às sessões onde se encontra frente-a-frente com o hipnoterapeuta. Além disso, o acompanhamento online obriga a que o cliente tenha acesso uma ligação à internet sólida, bem como a equipamento adequado à realização da sessão.

 

Se pretende saber mais sobre a hipnoterapia presencial ou online, por favor contacte um dos hipnoterapeutas da AHCP